Fifa anuncia mudanças no Mundial de Clubes e edição de 2023 no Marrocos

Torneio será realizado a cada quatro anos a partir de 2025

BandNews FM

Mundial de Clubes será realizado a cada quatro anos a partir de 2025 . Foto: divulgação/Fifa
Mundial de Clubes será realizado a cada quatro anos a partir de 2025 .
Foto: divulgação/Fifa

O Mundial de Clubes de 2022 será disputado no Marrocos entre 1º e 11 de fevereiro de 2023. A decisão foi anunciada pela Fifa nesta sexta-feira (16) durante a Copa do Mundo do Catar. A capital catariana, Abu Dhabi e países asiáticos foram cogitados anteriormente para receber o torneio.

A entidade máxima do futebol também anunciou mudanças no torneio a partir de 2025 e a participação de 32 times em um campeonato que será disputado a cada quatro anos.

Os detalhes da mudança ainda não foram definidos e anunciados.

Enquanto isso, a edição de 2023 contará com a presença de sete clubes, no formato tradicional do torneio, sendo seis campeões continentais e um representante do país-sede.

Flamengo, campeão da Libertadores, Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, Seattle Sounders, campeão da Concachampions, e Auckland City, campeão da Oceania, já estão confirmados na disputa.

O campeão africano é o Wydad Casablanca, que é marroquino. Seguindo o regulamento, a vaga continental deverá ser destinada então para o vice-campeão, o Al-Ahly, do Egito, já que um time local está sempre garantido.

O representante asiático ainda não foi definido, já que a final do torneio no continente está marcada para os dias 29 de abril e 6 de maio. A Fifa ainda não informou como será determinado o time que irá representar a Ásia.

As equipes europeias e sul-americanas iniciam a disputa direto nas semifinais.

Durante a coletiva nesta sexta-feira (16), além da alteração no formato do Mundial de Clubes, o presidente da Fifa, Giovanni Infantino, divulgou a criação do Mundial Feminino, mas não deu informações sobre duração, quantidade de times e datas.