No feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), fiéis católicos de paróquias em diversas capitais brasileiras celebram a data com a tradicional confecção de tapetes.
Em Castelo, município localizado na região sul do Espírito Santo, moradores e turistas se reuniram para confeccionar e apreciar os cinco mil metros quadrados de tapetes feitos com materiais como pó de serra, pedras, folhas, flores e palha espalhados pelas ruas da cidade. Durante a noite, fiéis do município saem em procissão e prestigiam o show da banda católica Rosa de Saron.
No Rio de Janeiro, a cidade de São Gonçalo recebe o maior tapete de sal da América Latina. Ao todo são 238 tapetes confeccionados e expostos no centro da cidade.
No Nordeste do país, a capital do Ceará, Fortaleza, comemora a data com procissões, missas e 60 metros de tapetes decorativos. Na Cidade dos Funcionários, estima-se que mais de 1,5 mil quilos de sal e 200 bisnagas de tintas foram utilizadas para confecção, que durou pelo menos 10 horas. Mais de 400 pessoas, entre crianças e idosos, participaram.
Na região sul, foi confeccionado um dos maiores tapetes do mundo, com dois quilômetros de extensão. Cerca de quatro mil pessoas se reuniram em frente à Catedral Basílica, em Curitiba, para a confecção.
Já em São Paulo, cidades no ABC Paulista, como Santo André e São Bernardo do Campo, optaram por confeccionar tapetes solidários com arrecadação de alimentos, produtos de higiene, roupas e cobertores que serão destinados a famílias de baixa renda.
Na data, fiéis católicos celebram o sacramento do Corpo e o Sangue de Cristo, representados pelo pão e o vinho e recordam a última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser crucificado.