Fernanda Montenegro é a nova imortal da Academia Brasileira de Letras

Atriz, de 92 anos, entra no lugar de Affonso Arinos de Mello Franco, diplomata que morreu em março de 2020

BandNews FM

Fernanda Montenegro precisava obter 17 votos, mas recebeu a aprovação de 32 membros
Rovena Rosa/Agência Brasil

Fernanda Montenegro foi eleita, nesta quarta-feira (4), como nova ocupante da Cadeira 17 da instituição. Para ser nomeada, ela precisava obter 17 votos, mas acabou recebendo a aprovação de 32 membros. 

A atriz havia oficializado a candidatura ao posto, antes ocupado por Affonso Arinos de Mello Franco, no mês passado. O diplomata morreu em março de 2020.

Os ocupantes anteriores da cadeira de número de 17 foram Sílvio Romero, um dos fundadores da ABL, que escolheu como patrono Hipólito da Costa, Osório Duque-Estrada, Roquette-Pinto, Álvaro Lins e Antonio Houaiss.

Com 92 anos, Fernanda Montenegro nasceu em 1929, no bairro do Campinho, na Zona Norte do Rio. 

Ela estreou como atriz no teatro em 1950 e ao longo dos anos acumulou diversos trabalhos de sucesso, sendo indicada ao Oscar em 1999.

No mesmo ano, a artista, foi condecorada com A Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito “pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras”.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.