Em entrevista à BandNews FM, Luiz Felipe Scolari explicou por que o futebol brasileiro foi ‘dominado’ por técnicos estrangeiros.
Na visão do veterano de 75 anos, a cobrança é menor com os gringos. Ele ainda pediu mais tempo e paciência para a nova geração de treinadores brasileiros.
“Na minha opinião, é porque as oportunidades que são dadas aos mais jovens, principalmente, são poucas. E a novidade atualmente é que os dirigentes de clubes entendem que não existem bons técnicos jovens formados no Brasil, enquanto nós temos um curso que é dado pela CBF que é espetacular e se assemelha aos cursos que a gente fazia na Uefa, na Fifa”, iniciou Felipão.
“Faltam maiores oportunidades aos nossos técnicos mais jovens, principalmente, e um pouco mais de tranquilidade da imprensa para dar a esses técnicos alguma oportunidade de realizarem um trabalho com mais de um ano, numa segunda equipe. É sempre cobrado muito dos técnicos brasileiros e cobrado ‘normal’ dos técnicos estrangeiros”, disse.
No Brasileirão 2024, oito dos 20 clubes iniciaram a competição com técnicos estrangeiros, sendo quatro portugueses e quatro argentinos. O nono a chegar foi o argentino Zubeldía, contratado pelo São Paulo depois da demissão de Thiago Carpini.
Em seguida, no entanto, Felipão afirmou que existem bons técnicos estrangeiros e disse que eles são bem-vindos.
“Nem por isso eu deixo de dizer que, se tem bons técnicos estrangeiros, que trabalhem em qualquer lugar do mundo. Sempre os melhores têm que trabalhar, em qualquer lugar do mundo. Mas, as oportunidades estão sendo diminuídas aos técnicos brasileiros, embora nós, técnicos brasileiros e esses mais jovens, tenhamos boa capacidade”, disse.