Favelas do Brasil movimentam R$ 202 bilhões e concentram 18 milhões de moradores

Pesquisa “Um País Chamado Favela: 2023” mapeou 13,5 mil comunidades no Brasil e destaca o sonho dos moradores empreenderem

BandNews FM

As favelas brasileiras concentram 17,9 milhões de brasileiros e se fossem um único estado já seria o terceiro maior território em número de habitantes (atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais), de acordo com a mais recente pesquisa do Data Favela divulgado nesta sexta-feira (17). Os números do levantamento foram adiantados em primeira mão no Jornal BandNews FM pelo colunista e presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

Foram mapeadas 13,5 mil favelas, com 5,8 milhões de domicílio e que movimentam R$ 202 bilhões por ano.

O estudo completo sobre o potencial das comunidades será divulgado no maior evento de favelas, o Expo Favela, uma iniciativa da Central Única das Favelas e da Favela Holding. O encontro acontece entre esta sexta (17) e domingo (19), no Hotel WTC, em São Paulo.

O evento é a maior conexão entre os empreendedores da favela e o asfalto. A feira de negócios dá visibilidade aos empreendedores e startups da favela e da periferia a partir da promoção do encontro destes negócios com investidores que possam acelerá-los.

A pesquisa sobre o potencial das favelas ouviu 2.434 moradores de todas as regiões do país entre os dias 6 e 13 de março. O estudo é uma organização do Data Favela.

O estudo “Um País Chamado Favela: 2023” aponta ainda que 6 milhões dos moradores de comunidades sonham em empreender e 7 em cada 10 pretendem abrir o próprio negócio. Hoje, já foram mapeados 5,2 milhões de habitantes dessas localidades que empreendem.

Embora com um grande potencial econômico, por concentraram as “desigualdades brasileiras”, as empresas e os bancos ainda pouco olham para estes espaços, segundo o colunista da BandNews FM Renato Meirelles.