Familiares de pessoas presas no Litoral Norte reclamam da falta de comunicação

Algumas famílias já passam de 2 dias sem nenhum tipo de contato de familiares localizados em bairros atingidos pelas fortes chuvas

BandNews FM

Chuvas no Litoral Norte deixa pessoas sem comunicação com familiares.
Roberta Almeida / BandNews FM

Familiares enfrentam dificuldades para tentar o contato com pessoas nas cidades do litoral norte de São Paulo pelas falhas em sinal de telefone e internet após temporal.

A falta de comunicação atrapalha ainda mais os moradores que enfrentam alagamentos, enchentes e deslizamentos.

A ouvinte Vanda Santana procurou a “Central de Ouvintes da BandNews FM” nervosa para dizer que não conseguia falar com a filha, o genro e a neta desde sexta-feira, por volta das 11 horas da manhã.

Os três foram passar o Carnaval num camping, na praia Santiago, em São Sebastião: “As mensagens não chegam. Ficam todos angustiados”, desabafou.

A ouvinte conseguiu falar com o camping através das redes sociais e foi informado que todos estão bem, mas ainda sem sinal de internet.

O litoral norte tem chuva recorde desde sábado e enfrenta alagamentos, enxurradas, e deslizamentos, que deixaram ao menos três pessoas mortas e um rastro de extrema destruição.

A aposentada Magda Murr passou horas de angústias até conseguir falar com a filha ontem à tarde: “Foi uma ligação péssima, mas pelo menos ouvi a voz da minha filha. Ela teve que andar quilômetros para conseguir um sinal de celular”, explicou.

A filha está com um grupo de cinco amigos em uma pousada, mas estão completamente isolados: “Até o dinheiro acabou deles. As máquinas de cartão não funcionam. Vão negociar os pagamentos na pousada”, contou.

A falta de comunicação atrapalha inclusive os atendimentos públicos.  

A Prefeitura de São Sebastião, por exemplo, divulgou que os Hospitais de Clínicas Centro e Sul estão com os canais de comunicação prejudicados, com perda de serviços de telefonia, devido às fortes chuvas.

A operadora TIM confirmou que seus serviços passam por instabilidade na região por conta das chuvas.  

Segundo a empresa, as cidades mais afetadas são Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.

As fortes chuvas, de acordo com a Vivo, causaram um rompimento de cabo óptico em sua infraestrutura de rede, afetando a estabilidade de sinal de alguns clientes da região.  

A operadora afirmou que fará, no menor tempo possível, os reparos necessários, assim que os acessos aos locais, que estão no momento bloqueados por alagamentos e quedas de árvores, forem liberados.

A Claro, que responde também pela NET, afirmou que alguns clientes de São Sebastião e Bertioga podem ter dificuldades de acessar os serviços móveis e fixos da operadora, por conta de rompimento de fibra, ocasionada por quedas de árvores e pela falta de energia, causada pelas fortes chuvas na região.

Em entrevista à “BandNews FM” o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas disse que está em contato com as operadoras para fazer uma rede emergencial de antenas para reestabelecer os serviços.

Os bloqueios das rodovias dificultam os deslocamentos das equipes até as áreas afetadas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.