Os lojistas projetam um 2022 de recuperação. Não só por causa da reabertura e da vacinação avançada, mas também porque o ano que vem será de poucos feriados prolongados. Datas assim costumam trazer prejuízos aos empresários do setor.
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, divulgada nesta segunda-feira (27), as perdas do comércio tendem a ser as menores em 8 anos.
Dos nove feriados nacionais no ano que vem, apenas Tiradentes (21/04) cairá numa quinta-feira, com a sexta emendando.
A Páscoa, em 15 de abril, vai cair numa sexta; o Primeiro de Maio, dia do Trabalho, será num domingo; e 7 de setembro e 12 de outubro cairão numa quarta-feira.
A estimativa da CNC aponta que os varejistas deixaram de vender R$ 22,11 bilhões com os feriados de 2021. No ano que vem, o prejuízo deve atingir R$ 17,25 bilhões, uma redução de 22%.
Os prejuízos levam em conta a redução da atividade econômica nos feriados e os maiores custos de operação nos dias de descanso. Os setores mais impactados são os supermercados, setores de vestuário e o comércio automotivo.