A Força Aérea Brasileira interceptou um avião suspeito que sobrevoava uma área restrita na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) na região da Terra Indígena Yanomami, a cerca de 110 quilômetros a oeste de Boa Vista, nesta segunda-feira (29).
Após fazer um trajeto irregular, o avião passou a ser monitorado pela FAB e pela Polícia Federal. Os agentes advertiram o piloto da aeronave suspeita via rádio e tentaram verificar os de dados de voo.
Ele descumpriu as ordens, foi orientado a mudar de rota e, diante da negativa, foi alvo do chamado Tiro de Aviso (TAV), que fez com que fizesse um pouso forçado em uma pista de terra. A PF conseguiu apreender o avião, mas o suspeito conseguiu fugir.
Segundo o sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, a matrícula da aeronave interceptada pela FAB está cancelada desde maio de 2022. Desde fevereiro de 2023, a ZIDA foi estabelecida no espaço aéreo da região Norte do país e tem como objetivo aumentar a capacidade de Defesa Aérea na Terra Indígena Yanomami e áreas próximas, para combater o garimpo ilegal em Roraima.