FAB intercepta avião de rota suspeita nas terras Yanomami, em Roraima

Piloto descumpriu ordens da Força Aérea, tiros de aviso foram lançados, mas ele conseguiu fugir após pousar.

BandNews FM

Avião interceptado pela FAB foi apreendido pela PF
FAB/Divulgação

A Força Aérea Brasileira interceptou um avião suspeito que sobrevoava uma área restrita na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) na região da Terra Indígena Yanomami, a cerca de 110 quilômetros a oeste de Boa Vista, nesta segunda-feira (29).

Após fazer um trajeto irregular, o avião passou a ser monitorado pela FAB e pela Polícia Federal. Os agentes advertiram o piloto da aeronave suspeita via rádio e tentaram verificar os de dados de voo.

Ele descumpriu as ordens, foi orientado a mudar de rota e, diante da negativa, foi alvo do chamado Tiro de Aviso (TAV), que fez com que fizesse um pouso forçado em uma pista de terra. A PF conseguiu apreender o avião, mas o suspeito conseguiu fugir.

Segundo o sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, a matrícula da aeronave interceptada pela FAB está cancelada desde maio de 2022. Desde fevereiro de 2023, a ZIDA foi estabelecida no espaço aéreo da região Norte do país e tem como objetivo aumentar a capacidade de Defesa Aérea na Terra Indígena Yanomami e áreas próximas, para combater o garimpo ilegal em Roraima.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.