FAB inicia bloqueio aéreo na Terra Yanomâmi para impedir voo de garimpeiros

Bloqueio fluvial também será implantado para impedir atividades ilegais; presidente Lula emitiu o decreto na segunda (30)

BandNews FM

FAB inicia bloqueio aéreo na Terra Yanomâmi para impedir voo de garimpeiros
FAB inicia bloqueio aéreo na Terra Yanomâmi para impedir voo de garimpeiros
Agência Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) começa nesta terça (31) a monitorar o espaço aéreo do território indígena Yanomâmi. A medida pretende impedir o sobrevoo na região, que é uma área ocupada irregularmente por garimpeiros.

A medida atende ao decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado na segunda (30) e que pretende sufocar a atividade mineral ilegal em terras indígenas. Também existe a promessa de controle das movimentações fluviais nos rios da região.

Um centro de Controle por Aproximação foi instalado na região, que está recebendo um grande fluxo de aeronaves da FAB e do Exército Brasileiro.

No decreto, Lula determinou a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) sobre o território Yanomâmi para identificar voos não autorizados. 

O decreto também autoriza órgãos como a Polícia Federal e o IBAMA a fazer a interdição de aeronaves e de equipamentos de apoio às atividades ilícitas, como mineração ilegal.

Também foram instalados equipamentos de comunicação, telefonia e meteorologia necessários ao controle do tráfego aéreo.

“Vamos atuar firmemente e o mais rápido possível na assistência de saúde e alimentação ao povo Yanomami e no combate ao garimpo ilegal", declarou o presidente em suas redes sociais.