BandNews FM

Explosão de aparelhos walkie-talkies deixa mortos no Líbano

País tem explosão de dispositivos pelo segundo dia seguido

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Mahmoud ZAYYAT / AFP

Nove pessoas morreram após explosões de aparelhos walkie-talkies no Líbano. Nesta quarta-feira (18), dispositivos de voz que se comunicam entre si explodiram em diversos pontos da capital Beirute e do sul do país.

Cerca de 300 pessoas ficaram feridas.

Esses equipamentos eram usados por extremistas do Hezbollah para burlar sistemas de vigilância e monitoramento.

Esse foi o segundo dia seguido com ataques no país. Na terça-feira (17), a explosão de pagers deixou doze pessoas mortas, sendo duas crianças.

O Hezbollah e o Líbano culpam Israel, mas o Governo de Benjamin Netanyahu ainda não se manifestou.

Os aparelhos de mensagens rápidas dos anos 90, também chamados de bipes, eram usados pelo Hezbollah para evitar o rastreamento por GPS. De acordo com o jornal The New York Times, Israel interceptou uma carga de pagers importados de Taiwan e implantou uma pequena quantidade de explosivos em cada aparelho.

A detonação teria sido feita de forma remota, um sinal sonoro foi enviado aos pagers antes das explosões, para atrair os usuários.

Segundo um alto funcionário da segurança do Líbano ouvido pela agência Reuters, o Hezbollah comprou um lote de cerca de 5 mil aparelhos de um modelo recente, há cinco meses, de Taiwan.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.