Exército entregará doações em Eldorado do Sul (RS) após operação contra desvios

Agentes públicos são acusados de desviar donativos; ao menos dois são pré-candidatos às eleições na cidade gaúcha

Vicente Medeiros, da BandNews FM, com Agência Brasil

Exército entregará doações em Eldorado do Sul (RS) após operação contra desvios
Enchente em Eldorado do Sul, no RS
REUTERS/Amanda Perobelli

O Exército Brasileiro vai passar a realizar a entrega de doações às vítimas da enchente em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. A mudança acontece após operação do Ministério Público contra integrantes da Defesa Civil do município. Três agentes públicos foram alvo da ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Dois são pré-candidatos nas eleições municipais deste ano e, conforme disse o Ministério Público, desviavam doações com o objetivo de contemplar futuros eleitores.

O MP também solicitou que a Prefeitura de Eldorado do Sul apresente um plano de trabalho para utilização dos recursos públicos já disponibilizados no atendimento às vítimas e na reconstrução da cidade.

Eldorado, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, foi uma das cidades mais afetadas pelas enchentes que atingem o território gaúcho desde o fim de abril. Da população total de 39.556 habitantes, cerca de 32 mil tiveram que sair às pressas, enquanto 100% da área urbana da cidade foi atingida pelas cheias.

Tópicos relacionados