Foi preso na manhã desta sexta-feira (09) o ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro Allan Turnowski. O outro alvo da operação do Ministério Público é o ex-diretor da delegacia de homicídios, Antônio Ricardo, mas para o delegado não há mandado de prisão, apenas de busca e apreensão.
Os dois são candidatos para cargos nas eleições de 2022, como deputado federal e estadual respectivamente. Eles são investigados por organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho.
Turnowski foi chefe da Polícia Civil entre 2010 e 2011, no governo de Sérgio Cabral (MDB). Em 2021, comandou a operação no Complexo do Jacarezinho, que deixou 28 mortos.
O ex-secretário foi preso com base na investigação que também levou à prisão o delegado Maurício Demétrio, no ano passado, por suspeita de corrupção. Demétrio teria forjado operações policiais para prender grupos que, segundo as investigações, atrapalhavam as ações dele.
A ação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil.