Ex-secretário da Fazenda: "Trump não estava preparado para retaliação da China"

José Roberto Mendonça de Barros analisou a guerra comercial entre Estados Unidos e China, que se retaliaram com mais uma rodada de aumento de tarifas de exportação

BandNews FM

José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e economista da MB Associados, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM e analisou a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

De acordo com o especialista, o governo Trump não estava preparado para uma forte retaliação de Pequim, que anunciou uma nova tarifa de 84% sobre os produtos norte-americanos.

"Ao longo do tempo, o mundo vai crescer menos e os Estados Unidos vão perder mais que os outros. Isso dá para dizer. O Trump, claramente, só pensou no primeiro movimento dele. 'Vou aumentar, e muito, as tarifas para todo mundo e o mundo inteiro virá ajoelhar e negociar comigo'", disse.  

"O que ele não estava preparado é que outra economia, também gigante, estava e está disposta a retaliar tarifa por tarifa, olho por olho, e com bom cacife para poder dar conta disso", completou.

Mendonça Barros também afirmou que, no curto prazo, os impactos começam a ser percebidos nos Estados Unidos nas empresas do 'braço-direito' de Trump, o empresário [Elon] Musk.  

"Só olhar o que acontece com as ações da empresa dele. Já caiu 50% e o preço alvo da maior parte dos bancos de investimento é metade do que está hoje. Tem muito a perder, inclusive a própria companha. Está começando a ficar claro, nos Estados Unidos, que os custos de curto prazo, para muitos dos grandes apoiadores do Trump, está ficando insuportável. Começa a se ter um racha nas rochas governistas", concluiu.

Tópicos relacionados