BandNews FM

Ex-comandante da Rota será secretário de Segurança Pública de São Paulo

Equipe de transição também confirmou Kassab na secretaria de governo

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Foto: Vinicius Rosa/Divulgação

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou mais três secretários para a gestão que se inicia em 2023. O anúncio foi feito pelo coordenador-feral de transição do novo governo, Guilherme Afif Domingos, nesta quarta-feira (30).

O Oficial da Reserva da Polícia Militar e ex-comandante da Rota Guilherme Derrite foi indicado para a Segurança Pública, e o ex-ministro e ex-prefeito da capital paulista Gilberto Kassab vai chefiar a secretaria de Governo.

Já a secretaria de Turismo será comandada por Roberto de Lucena, que ocupou o posto entre 2015 e 2016 e é um dos líderes da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional.

Além deles, foi anunciado o médico infectologista Esper Kallás como presidente do Instituto Butantan no lugar de Dimas Covas, e Inês Coimbra foi reconduzida para a Procuradoria Geral do Estado.

"Seguimos os mesmos critérios de escolha até o momento: profissionais com capacidade, com conhecimento técnico, que já atuaram na área e participaram da montagem do nosso plano", afirmou o governador eleito.

Eles se juntam aos demais secretários anunciados até o momento: Arthur Lima na Casa Civil, Eleuses Paiva na Saúde, Renato Feder na Educação e Natalia Resende na Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes.

Veja abaixo o currículo dos novos secretários indicados até agora:

GUILHERME DERRITE - SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA  

Oficial da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), comandou o Pelotão de Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de 2010 a 2013, e o Pelotão de Força Tática no 49° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em 2013. É formado em Direito e em Ciências Policiais e Segurança Pública e com pós-graduação em Ciências Jurídicas e Direito Constitucional. Em 2018, foi eleito deputado federal por São Paulo e reeleito para mais um mandato em 2022.

GILBERTO KASSAB - SECRETARIA DE GOVERNO  

Economista, engenheiro civil e empresário, atualmente é presidente nacional do PSD. Foi ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (2016 a 2018), ministro das Cidades (2015 a 2016) e, por duas vezes (2006 e 2009), prefeito da cidade de São Paulo. Também exerceu o cargo de deputado federal por São Paulo em duas oportunidades.

ROBERTO DE LUCENA - SECRETARIA DE TURISMO  

Está no terceiro mandato como deputado federal. Foi presidente do Grupo Parlamentar de Apoio Brasil-Organização das Nações Unidas (GPONU) e Secretário de Turismo em São Paulo em 2015 e 2016. Foi vice-presidente da Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados e é membro da Frente Parlamentar do Turismo no Congresso Nacional. Foi também secretário de Transparência da Câmara dos Deputados e presidiu a Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Controle. É um dos líderes da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional.  

ESPER KALLÁS - PRESIDENTE DO INSTITUTO BUTANTAN  

Dr. Esper G. Kallás é médico infectologista, Professor Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Coordena o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP e é Vice-Coordenador da Comissão de Pesquisa da FMUSP. Coordena o ambulatório de HIV e AIDS do HC FMUSP, que assiste a mais de 4000 pessoas para tratamento e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Tem quase 270 trabalhos científicos publicados, principalmente na área de doenças infecciosas. Participou do desenvolvimento de novos meios para tratar e prevenir a infecção pelo HIV e estudos para compreender viroses transmitidas por mosquitos, como Zika, Dengue e Febre Amarela.  

INÊS COIMBRA - PROCURADORIA GERAL DE SÃO PAULO

Advogada, Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e professora do curso de especialização em Direito Administrativo da instituição. Procuradora estadual de carreira há 18 anos com atuação nas áreas de regularização fundiária e imobiliário, saúde, habitação popular, concessões e PPPs. Desde 2018, chefe da assessoria jurídica do gabinete da PGE. Em 2022 nomeada Procuradora Geral do Estado, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.