Europa pode anunciar embargo ao petróleo russo nos próximos dias

Nesta segunda (30), o presidente da Ucrânia defendeu a adoção da medida

BandNewsFM

Nos últimos dias, diplomatas da União Europeia não conseguiram chegar a um consenso Foto: Reuters
Nos últimos dias, diplomatas da União Europeia não conseguiram chegar a um consenso
Foto: Reuters

O Conselho Europeu diz que pretende chegar em breve a um acordo sobre um embargo ao petróleo russo. A medida atingiria mais de dois terços das importações vindos da Rússia.

Nos últimos dias, diplomatas da União Europeia não conseguiram chegar a um consenso sobre o assunto, que ainda precisa ser aprovado pelos líderes do bloco.

Além do embargo do petróleo, o novo pacote de sanções contra a Rússia deve incluir a retirada do Sberbank, maior banco russo, do sistema financeiro SWIFT.

Nesta segunda-feira (30), o presidente da Ucrânia fez um apelo para que a União Europeia deixe de lado disputas internas e anuncie novas sanções contra a Rússia. A declaração de Volodymyr Zelensky foi dada por videoconferência durante a cúpula do Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica:

"Todas as brigas na Europa devem acabar, disputas internas que apenas incentivam a Rússia a pressionar cada vez mais vocês. A Ucrânia demonstrou por que todos devem estar unidos. Estamos todos trabalhando para um propósito. Deve haver um embargo de petróleo para que a Rússia entenda o preço de suas ações”, disse Zelensky.

Também nesta segunda, o presidente dos Estados Unidos ressaltou que não planeja enviar para a Ucrânia nenhum foguete que tenha capacidade de ser lançado contra o território russo. "Não enviarei nada que possa disparar para a Rússia", destacou o democrata na Casa Branca.