Os correspondentes Luiz Megale e Eduardo Barão, da BandNews FM, analisaram durante a manhã desta segunda-feira (4) as recentes declarações do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em um comício realizado na Pensilvânia, o ex-presidente declarou que não deveria ter deixado a Casa Branca em 2020, quando foi derrotado nas urnas pelo democrata Joe Biden, e que as apurações neste ano deverão ser finalizadas até o fim da noite desta terça.
"A gente sabe que é muito difícil que isso aconteça nos Estados Unidos (pela apuração manual em decorrência do voto impresso), e é mais um indicativo de que, ocorra o que ocorrer, Donald Trump se declarará vencedor amanhã a noite, independente para onde os votos estejam apontando. É um caminho perigoso", declarou Megale.
Nos últimos dias, a ida majoritária das mulheres à votação antecipada ascendeu um alerta na campanha de Donald Trump. Nos sete 'estados-pêndulo', que costumam decidir as eleições presidenciais, mais da metade dos votos, até o momento, vieram das mulheres (55%).
A apuração nos Estados Unidos se estendem pelos próximos dias da data de eleição, que irá ocorrer amanhã, terça-feira (5). A expectativa é de que um anúncio oficial com o nome do candidato presidencial vencedor seja realizado somente no próximo sábado (9).
"Não dá para precisar quando a apuração vai acabar, mas essa história do Trump declarar vitória causa um pouco mais de caos nessa 'maluquisse' que já é a apuração por aqui. E coloca pressão, inclusive, para acontecer o que aconteceu na última vez, quando apoiadores de Trump seguira em direção ao Congresso dos Estados Unidos e gente morreu aqui. Há a possibilidade de repetir esse caos que vimos em 2020", analisou Barão.