O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anuncia nesta quarta-feira (25) o envio de tanques militares para ajudar o governo da Ucrânia na guerra contra a Rússia. A medida representa uma mudança de postura nas relações entre norte-americanos e ucranianos.
A Casa Branca confirmou o envio de 31 carros de combate chamados “M1 Abrams”, considerado um dos veículos mais potentes para atuar em uma zona de guerra.
Nesta terça-feira (24), o governo da Alemanha também anunciou o envio de tanques à Ucrânia. Os alemães vão enviar veículos de combate Marder.
Além disso, a Casa Branca afirmou que os soldados ucranianos serão treinados para o uso dos blindados pelos dois países. Em coletiva de imprensa, Joe Biden disse que a mudança vem após orientação do secretário de Defesa, Lloyd Austin.
Biden e o chanceler alemão Olaf Scholz reiteraram seu apoio à Ucrânia. O presidente dos EUA chegou a dizer que vai “ajudar os ucranianos a resistir a agressão russa”.
Em dezembro de 2022, os Estados Unidos já haviam confirmado o envio de baterias de mísseis para ajudar na luta contra a invasão russa.