Os Estados Unidos abatem mais um objeto voador não identificado nos céus da América do Norte.
O artefato foi derrubado do espaço aéreo do Canadá neste sábado (11).
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse que conversou com o presidente Joe Biden e ambos mobilizaram aviões de combate para tirar o alvo do ar.
De acordo com Trudeau, o objeto voava a cerca de 12 mil metros de altura e tinha o tamanho de um carro. Não foram divulgados detalhes sobre o tipo ou origem do instrumento.
Na sexta-feira (10), os Estados Unidos anunciaram que derrubaram um outro artefato voador – e também não deram mais informações sobre ele.
No último fim de semana, os americanos haviam abatido um balão chinês supostamente usado para espionagem. O Pentágono informou no dia 02 de fevereiro que o objeto sobrevoava o estado de Montana e teria entrado no país pelo Alasca, dois dias após o comunicado o balão foi destruído e uma crise diplomática foi gerada entre os Estados Unidos e a China.
Os chineses, entretanto, afirmaram que o artefato era usado para estudos meteorológicos e foi desviado da rota original devido aos ventos.
Após estudar os destroços do balão, o Departamento de Estado dos EUA questionou a versão da China: “claramente para a vigilância de inteligência e era inconsistente com o equipamento encontrado nos balões meteorológicos”.