O governo dos Estados Unidos impõe novas sanções contra a Rússia, incluindo ações envolvendo duas filhas do presidente Vladimir Putin. A lista inclui ainda a esposa e a filha do ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
O anúncio ocorre em meio às acusações de que Moscou teria cometido crimes de guerra na cidade de Bucha, perto da capital ucraniana. Segundo a Casa Branca, as medidas foram tomadas em conjunto com outros países do G7 e da União Europeia. O novo pacote também inclui sanções contra o Sberbank, principal banco russo, e a AlfaBank, maior instituição financeira privada da Rússia.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda proibiu qualquer cidadão do país de fazer novos investimentos na Rússia. Nesta quarta-feira (6), o porta-voz do Pentágono ressaltou que o país vai continuar enviando equipamentos militares à Ucrânia. John Kirby afirmou que não é possível prever quanto tempo a guerra ainda vai durar, mas garantiu que os ucranianos podem vencer.
Já o secretário-geral da OTAN disse que acredita que a guerra na Ucrânia pode durar meses ou até anos. Para Jens Stoltenberg, não há sinais de que os russos tenham desistido de seus objetivos de conquistar todo o território ucraniano.
Rússia e o G20
Os Estados Unidos não participarão das reuniões do G20 se a Rússia também fizer parte dos encontros. O anúncio foi realizado pela secretária do Tesouro da Casa Branca, Janet Yellen. O presidente Joe Biden já havia se manifestado a favor da expulsão da Rússia. A próxima cúpula de líderes do G20 está marcada para novembro, na Indonésia. Segundo o Kremlin, o presidente Vladimir Putin planeja participar do encontro.