O governo dos Estados Unidos liberou a população da obrigatoriedade do uso de máscara facial contra a Covid-19 nos aviões, trens, metrô e ônibus a partir desta segunda-feira (18). A decisão ocorre após uma juíza federal da Flórida decretar impróprio o decreto do Centro de Prevenções e Controle de Doenças americano que obrigava o uso do equipamento de proteção em determinados locais.
Após a Justiça Federal se manifestar, a Administração de Segurança em Transporte, responsável por regular o setor, disse que não exigirá mais as máscaras. Com a jurisdição da entendida é nacional, ainda não está claro como será a situação dos voos internacionais. Até agora, os passageiros de voos para outros países devem seguir as regras da companhia aérea.
Na semana passada, o CDC tinha extendido até o dia 3 de maio a obrigatoriedade no uso de máscara nos meios de transporte.
A decisão da Justiça ocorre no momento em que a Casa Branca é pressionada para acabar com as regras vigentes com a pandemia.
O país viu os números pararem de cair nas últimas semanas e o número de casos até aumentaram em algumas cidades.
A Califórnia deve voltar a tornar obrigatória a máscara em locais fechados. E a Filadélfia é a primeira das grande cidades que determina a volta dos equipamentos de proteção individual.