O governo federal anuncia que que os estudantes do Rio Grande do Sul que vão prestar o Enem 2024 estarão isentos da taxa para realização da prova. A medida é uma resposta aos temporais que atingiram o estado, provocaram inundações e deixaram ao menos 157 mortos. A informação sobre a isenção foi divulgada nesta segunda-feira (20).
Os candidatos de outros estados precisam pagar R$ 85 para poder prestar a prova. O governo calcula que cerca de 40 mil alunos serão beneficiados pela isenção. Com a medida, a União deixará de receber cerca de R$ 3,5 milhões.
O ministro da Secretaria Extraordinária para Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, alertou que o estado terá um calendário diferente para a aplicação do exame. Durante coletiva, ele preferiu não especificar datas porque afirmou que a definição depende das condições das escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Sul.
O Enem seleciona alunos para instituições públicas e privadas de ensino superior. Os resultados da prova servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
O exame está marcado para os dias 3 e 10 de novembro de 2024. As inscrições para a prova começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho. Os resultados deverão ser publicados em janeiro de 2025.