Estados Unidos em alerta: calor extremo pode provocar apagões

Presidente Joe Biden deve anunciar medidas executivas para incentivar energias renováveis

BandNews FM

Recomendações também foram emitidas sobre hidratação e cuidados com idosos. Foto: Reuters
Recomendações também foram emitidas sobre hidratação e cuidados com idosos.
Foto: Reuters

Vinte dos 50 estados norte-americanos estão em alerta por conta do calor extremo e os termômetros podem passar dos 40ºC nesta quarta-feira (20) em uma área com mais de 100 milhões de habitantes. Os americanos não estão acostumados com temperaturas tão elevadas.

Autoridades alertam para a ocorrência de apagões e interrupção no fornecimento de energia elétrica por causa da possível sobrecarga dos sistemas de transmissão. O país tem o maior número de aparelhos de ar-condicionado do mundo.

Na Califórnia, são as queimadas que preocupam. O calor e o vento forte acabam por ser um combustível para as chamas. O tempo seco atrapalha o trabalho de combate aos incêndios.

Recomendações também foram emitidas sobre hidratação e cuidados com idosos. A previsão é de que o calor siga nos próximos dias.

No governo americano há um trabalho em curso para relacionar as altas temperaturas com as mudanças climáticas. O presidente dos Estados Unidos deve anunciar novas ordens executivas para combater a crise climática.

Entre as medidas que Joe Biden pretende anunciar está o aumento ao acesso dos sistemas de energia renováveis.