Estados pedem prazo de 90 dias para fim da emergência de Covid-19 no Brasil

Período serviria para elaborar um plano de controle para impedir novos surtos da doença

Conass pede ao Governo que haja mais tempo antes do fim do Estado de Emergência da Covid
Foto: Amanda Perobelli/ Reuters

Os Conselhos Nacionais de Saúde pedem, em nota divulgada nesta terça (19), ao Governo Federal que haja mais tempo antes do fim do Estado de Emergência causado pela Covid-19.

Os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde e de Secretarias Municipais de Saúde exigem um período de transição de 90 dias antes da retirada completa das restrições.

O intuito do adiamento é elaborar um plano de retomada “capaz de definir indicadores e estratégias de controle com vigilância integrada das síndromes respiratórias".

Em ofício enviado à União, o Conass relata que a mudança imediata é prejudicial, já que há dezenas de normas que seguem as atuais regras do Ministério da Saúde. Outros problemas relatados são: A possível falta de medicamentos ou suprimentos após o fim da medida e a contração temporária de serviços, que podem ser afetados pela mudança repentina no status da pandemia no Brasil.  

O fim do decreto da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional já foi determinado pelo Governo na segunda (17), mas a portaria com o prazo para que as medidas passem a valer no país ainda não foi publicado.

Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde, disse que para que ocorra a revogação o prazo seria de 30 a 90 dias.

Emergência sanitária está decretada desde 2020, quando teve início a pandemia da Covid-19 no Brasil.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.