Espião da Rússia atuava na embaixada do país em Brasília

Serguei Alexandrovitch Chumilov trabalhava para cooptar brasileiros como informantes

BandNews FM

Espião da Rússia atuava na embaixada do país em Brasília
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Um espião da Rússia que se passava por diplomata na embaixada do país em Brasília é identificado pela Agência Brasileira de Inteligência, a Abin. Ele tinha como principal objetivo cooptar brasileiros para torná-los informantes.

Serguei Alexandrovitch Chumilov estaria em Brasília desde 2018, quando passou a desempenhar a função de primeiro-secretário no corpo diplomático russo, e teria voltado à Rússia depois de ser descoberto pela Abin, em julho de 2023.

Chumilov tinha como meta montar uma rede de informantes no Brasil, oferecendo bolsas de estudos e programas de intercâmbio, como forma de atrair estudantes e acadêmicos, segundo o jornal Folha S.Paulo.

Até o momento, tanto a Abin, que descobriu as ligações dele com um dos serviços russos de inteligência, quanto o Ministério das Relações Exteriores se negaram a comentar, afirmando que não negam nem comentam casos de contraespionagem.

A embaixada da Rússia em Brasília também não se manifestou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.