Espanha libera entrada de estudantes brasileiros

Medida também autoriza voos para familiares de espanhóis e para portadores de vistos de longa duração

BandNews FM

Dom Felipe da Espanha, em apresentação sobre mobilidade acadêmica internacional Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da Espanha
Dom Felipe da Espanha, em apresentação sobre mobilidade acadêmica internacional
Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da Espanha

A partir desta terça-feira (3), serão permitidos os voos do Brasil para a Espanha para membros da família de cidadãos espanhóis e portadores de vistos de longa duração, inclusive estudantes.

As informações foram apresentadas nesta segunda (2), no Boletim Oficial do Estado espanhol. A publicação, no entanto, classifica o Brasil como um país de “alto risco”, junto com Argentina, África do Sul, Colômbia, Bolívia e Namíbia.

Na última semana, a BandNews FM revelou que cerca de 400 estudantes estavam ameaçados de perderem suas bolsas de estudo. Apesar das aulas começarem neste mês, os vistos de estudo ainda não estavam liberados pelo consulado do país.

Agora, para esse grupo chegar à Espanha, os passageiros precisarão apresentar a carteira de vacinação completa e um teste negativo da Covid-19.

Para a imunização, serão aceitos passageiros que tenham tomado as duas doses da Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac ao menos 14 dias antes da chegada.

A comprovação é feita por meio do certificado digital do Ministério da Saúde, o Conecte SUS, com tradução oficial da embaixada que pode ser requerida pela internet.

Mesmo assim, os alunos também terão de cumprir um período de autoisolamento de dez dias, a ser feito no hotel ou em um domicílio escolhido pela própria pessoa.

As conexões com a Espanha foram interrompidas em fevereiro deste ano por causa do aumento de casos de coronavírus no Brasil. Ainda em julho, as fronteiras espanholas foram reabertas para 23 países, mas os brasileiros não tinham entrado na lista.