Escritora sul-coreana Han Kang ganha o Nobel de Literatura

Primeira laureada no país, ela ganhou destaque mundial com o livro “A Vegetariana”

Por Sandro Badaró

Escritora sul-coreana Han Kang ganha o Nobel de Literatura
Foto: Divulgação

O Prêmio Nobel de Literatura 2024 é da escritora sul-coreana Han Kang. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela Academia Sueca, que justificou a escolha dela “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. Nascida em 1970, ela é filha de um famoso escritor da Coréia do Sul, Han Seung-won.

Han Kang começou a escrever profissionalmente em 1993, quando lançou uma série de poemas. Dois anos depois, publicou a série de contas "Amor de Yeosu". Mas o destaque mundial veio em 2007 com o livro “A Vegetariana”, que conta a história de uma mulher que enfrenta preconceitos e manifestações violentas após se recusar a ingerir proteína animal.

Na cerimônia de premiação, o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, contou que a escritora foi comunicada da vitória por telefone e a premiação oficial deve acontecer em dezembro. No ano passado, o Prêmio Nobel de Literatura ficou com o norueguês Jon Fosse. O Brasil nunca conquistou o prêmio.

Confira os últimos vencedores do Nobel de Literatura:

2023: Jon Fosse (Noruega)

2022: Annie Ernaux (França)

2021: Abdulrazak Gurnah (Tanzânia)

2020: Louise Glück (Estados Unidos)

2019: Peter Handke (Áustria)

2018: Olga Tokarczuk (Polônia)

2017: Kazuo Ishiguro (Reino Unido)

2016: Bob Dylan (Estados Unidos)

2015: Svetlana Alexievich (Belarus)

2014: Patrick Modiano (França)

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.