Equipes na Turquia resgatam três jovens após cerca de 200 horas dos terremotos

O balanço oficial dos dois países afetados indica mais de 37 mil mortos e, apesar das operações de resgate continuarem, a expectativa de encontrar novos sobreviventes é baixa

BandNews FM

Três jovens foram resgatados na manhã desta terça-feira (14) depois de permanecerem mais de uma semana sob os escombros após os terremotos que atingiram a Turquia e parte da Síria no dia 6 de fevereiro. De acordo com os balanços oficiais, pelo menos 31.974 pessoas morreram no país turco e outros 5.700 óbitos foram confirmados em solo sírio.

A agência estatal turca informou que um rapaz de 17 anos foi salvo após mais de 198 horas do primeiro abalo sísmico, em Kahramanmaras, o epicentro dos tremores. O irmão dele, de 21 anos, foi resgatado na sequência.

Na cidade de Adiyaman, no sudeste turco, outro menino de 18 anos foi retirado dos destroços. Em pronunciamento enviado à Cúpula Mundial de Governo de 2023, realizada em Dubai nesta semana, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, informou que as equipes que trabalham nas áreas afetadas já resgataram mais de oito mil pessoas.

Apesar do trabalho de busca continuar, as autoridades avaliam que a expectativa de encontrar novos sobreviventes é baixa e tende a diminuir ainda mais com o passar do tempo. 

Em entrevista à BandNews FM nesta segunda (13), o capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Léo Farah, que trabalha no resgate às vítimas afirma que a recuperação dos corpos das vítimas deve levar meses.