Entrega do IFA para o Butantan será menor do que o previsto e Fiocruz também paralisa produção

A falta de insumos para os imunizantes deve atrasar ainda mais o plano de vacinar toda a população

BandNews FM

A previsão de entrega de novas doses da CoronaVac feitas com esse lote de IFA passou de quase 7 milhões para 5 milhões
Foto: Amanda Perobelli/REUTERS

O Instituto Butantan confirmou, nesta terça-feira (19), uma redução do lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da Coronavac, previsto para chegar ao Brasil na quarta-feira da semana que vem (26). Segundo o instituto, a alteração foi por decisão do governo chinês, mas os detalhes não foram anunciados.

A chegada de uma remessa de 4 mil litros de insumos da vacina havia sido anunciada pelo governo de São Paulo na segunda-feira (18), mas agora esse número foi revisado para 3 mil litros. Com isso, a previsão de entrega de novas doses da CoronaVac feitas com esse lote de IFA também mudou: passou de quase 7 milhões para 5 milhões.

O envase de doses da vacina do Butantan está paralisada desde a semana passada por falta de matéria-prima importada pela China.

Fiocruz paralisa produção

Também por falta de insumos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) paralisará a produção da vacina Oxford/AstraZeneca a partir desta quinta-feira (20).

Há a previsão de que, no sábado (22), a fundação receba uma nova remessa de IFA para a produção de imunizantes. Após a entrega, está prevista a chegada de uma outra remessa para o dia 29 de maio.

A ideia é produzir 12 milhões de doses da vacina da AstraZeneca com esses insumos.

A falta de insumos tem atrasado a produção de vacinas e prejudicado as entregas para o Ministério da Saúde. O ritmo lento de vacinação preocupa os especialistas, principalmente por causa das novas variantes.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.