Prestes a reabrir, o Estádio do Pacaembu, localizado em São Paulo, teve risco estrutural identificado em uma das arquibancadas.
A empresa Allegra, responsável pela reforma e concessão do local, afirmou que a falha é decorrente das obras da linha 6-Laranja do metrô.
Localizada ao lado do estádio, há a construção da estação FAAP-Pacaembu. Segundo a concessionária, deformações no solo na Rua Itápolis, entre o estádio e o metrô, causaram o problema, o que gerou isolamento de vários trechos da calçada nas proximidades.
A linha Uni, responsável pela construção do metrô, negou a gravidade das deformações e sugeriu outras causas para o risco estrutural. A empresa também informou que mantém contato contínuo com a Allegra.
Resposta do poder público
Em respostas às alegações, o Governo de São Paulo informou que a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) acompanha constantemente a implantação da linha 6.
A comissão recebe informações oficiais da concessionária sobre todas as ações realizadas, além do monitoramento e controle de danos a terceiros.
Procurada pela BandNews FM, a Prefeitura de São Paulo declarou que os projetos técnicos e a execução das obras do complexo do Estádio do Pacaembu são de responsabilidade da concessionária Allegra e isentou-se de responsabilidade direta sobre o problema.
Reabertura do Pacaembu
O cronograma detalhado prevê a entrega das arquibancadas, do campo e dos portões do estádio nesta quinta-feira, 27 de junho. Já o complexo da piscina olímpica deverá estar pronto no sábado, dia 29 de junho.
A última etapa das reformas inclui a entrega do edifício multifuncional, construído no local do antigo tobogã, prevista para o dia 26 de outubro deste ano.
Em nota, a empresa responsável pelo estádio informou que enviou dois ofícios à concessionária da linha 6-Laranja e ao metrô, solicitando uma análise detalhada dos possíveis impactos das obras da estação no Pacembu.