A queda em espiral de um avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, sugere a ocorrência de um fenômeno conhecido como estol, que acontece quando a aeronave perde a sustentação.
Segundo especialistas, nesse tipo de cenário, a asa perde completamente a sustentação e, com isso, há uma queda brusca de altitude pela aeronave.
Uma das possíveis causas para o estol ocorre quando há formação de gelo sobre as asas. Nessa situação, há mudanças na aerodinâmica que afetam a sustentação do aparelho no ar. Havia a possibilidade de formação de gelos sobre as asas por causa das condições climáticas na rota do aparelho da Voepass, a antiga Passaredo.
As causas do acidente serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Aeronáutica, o CENIPA.
O avião despencou cerca de 4 mil metros em um minuto, segundo informações da plataforma de monitoramento aéreo FlightRadar.
Pelo sistema de acompanhamento do voo, é possível ver que o avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23. A aeronave segue nessa altura até 13h21, quando começou a perder altitude.
É nesse momento que a aeronave faz uma mudança brusca de trajetória e, um minuto depois, a plataforma informa que a altitude chegou a 1.250 metros, ou seja, uma queda de praticamente quatro mil metros em 60 segundos.