O "Jogo do Tigrinho", plataforma online que se apresenta como caça-níquel ou roleta, esconde uma rede de manipulação de influenciadores digitais.
Espécie de cassino on-line, a plataforma é considerada ilegal no Brasil por ir contra a Lei de Contravenções Penais.
A Polícia Civil de São Paulo já registrou mais de 500 boletins de ocorrência relacionados a fraudes no jogo.
No estado, algumas operações policiais já resultaram em prisões e apreensão de bens, mas identificar os verdadeiros responsáveis é um desafio para as autoridades.
Isso porque os servidores do site estão hospedados fora do Brasil, o que dificulta a identificação e punição dos mantenedores do jogo.
Como funciona a manipulação
Segundo a polícia, os esquemas de fraude começam com a contratação de influenciadores digitais, que possuem milhares de seguidores, para promover o "Jogo do Tigrinho".
Esses influenciadores são pagos para postar vídeos nas redes sociais onde supostamente ganham grandes quantias de dinheiro, até R$ 30 mil reais em uma única aposta.
Conforme explicado pelo delegado Eduardo Miraldi, responsável pela investigação, os vídeos são falsos e os ganhos exibidos não correspondem à realidade. Os usuários são enganados e induzidos ao erro.
As vítimas, ao verem os supostos lucros fáceis, são incentivadas a apostar cada vez mais.
Em alguns casos, os jogadores podem até ganhar pequenas quantias, mas são rapidamente orientados a depositar valores adicionais para liberar um prêmio maior.
Quando fazem esses depósitos, o valor total nunca é liberado e suas contas são bloqueadas.
Além das perdas financeiras imediatas, muitos jogadores acabam contraindo dívidas devido ao vício no jogo.
Interesse dos brasileiros
O “Jogo do Tigrinho” surgiu no radar dos brasileiros no início de julho do ano passado, de acordo com dados do Google Trends. A ferramenta mede o interesse segundo o volume de buscas no site.
O pico de interesse ocorreu na primeira semana de dezembro de 2023. À época, a Polícia Civil do Maranhão realizou operação para investigar esquema criminoso em torno do jogo.
Em junho deste ano, o volume de buscas pela plataforma está somente cerca de 10% abaixo da alta histórica (veja no gráfico abaixo).