Destaque Sala Digital 3

Entenda as regras do debate com candidatos à prefeitura de São Paulo na Band

Em três blocos, os políticos terão a possibilidade de discutir e apresentar propostas para os principais problemas que envolvem a população

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Reprodução

A Band realiza nesta quinta-feira (8) o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo. 

A sabatina será mediada pelo jornalista Eduardo Oinegue e contará com as presenças de Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).


Em três blocos, os políticos terão a possibilidade de discutir e apresentar propostas para os principais problemas que envolvem a população. Caso haja segundo turno, outro encontro será realizado no dia 14 de outubro, com opção de antecipar para o dia 11 se houver necessidade.

Saiba como será o debate

Primeiro bloco

Cada candidato tem um minuto e meio para responder a uma pergunta programática escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteio na reunião com os partidos: Ricardo Nunes, Pablo Marçal, Tabata Amaral, José Luiz Datena e Guilherme Boulos.

Na sequência, também em ordem definida por sorteio, acontece a primeira rodada de confronto direto. Todos perguntam. O político escolhe quem vai responder e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total, a ser administrado pelo próprio candidato, com pelo menos um minuto reservado para a resposta, começando por Pablo Marçal e seguindo com Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Ricardo Nunes e Tabata Amaral.

Segundo bloco

Os jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e todos comentam. Eles terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.

Terceiro bloco

Novo embate direto, seguindo as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos para ser administrado pelo político, com pelo menos um minuto de resposta, nesta sequência: Pablo Marçal, Tabata Amaral, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e José Luiz Datena.

Na última parte, cada um terá dois minutos para discorrer sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores/telespectadores, a partir dos dados da Sala Digital (informações obtidas com uma análise ponderada da janela de buscas do Google desde o início do debate). A critério do candidato, esse mesmo tempo será usado para a sua despedida na ordem previamente definida por sorteio: Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Tabata Amaral, Pablo Marçal e Ricardo Nunes.

*Direito de resposta

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos.
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.