A abstenção dos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado ficou dentro do previsto pelo Governo Federal. De acordo com um levantamento preliminar divulgado no domingo (19), mais de 50% dos candidatos não compareceram ao local de prova. O chamado “Enem dos concursos” tinha mais de dois milhões de inscritos para disputa de 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que não houve grandes ocorrências durante a aplicação dos exames. Segundo Dweck, 500 candidatos foram eliminados por sair com o caderno de provas antes do horário permitido.
No Rio de Janeiro, candidatos que realizaram o Concurso Público Nacional Unificado denunciaram irregularidades na aplicação da prova. Os episódios aconteceram durante a primeira etapa do exame na manhã deste domingo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo relatos, em uma universidade privada, a prova começou com atraso em uma das salas e os candidatos não foram informados se haveria tempo extra para a conclusão do exame.
O gabarito oficial será divulgado nesta terça-feira (20) para todos os oito eixos temáticos de avaliação. A divulgação das notas será somente no dia 8 de setembro e o resultado final em 21 de novembro. A convocação será iniciada em janeiro de 2025.