Cerca de 2,1 milhões de candidatos realizam neste domingo (18) o primeiro Concurso Público Nacional Unificado do país. Em uma única prova, o CNU centraliza as seleções de servidores em diferentes órgãos do governo federal.
No período da manhã, os portões abriram e fecharam, respectivamente, às 7h30 e 8h30, no horário de Brasília. A prova teve duração de duas horas e 30 minutos, e três horas e 30 minutos para aqueles que solicitaram o adicional no ato da inscrição para atendimento especial.
No turno vespertino, os portões foram reabertos às 13h e fechados às 14h. Os participantes retornaram ao local de aplicação e terão três horas e 30 minutos para responder às questões do concurso. O término da prova está previsto para às 18h, ou às 19h para os candidatos que solicitaram tempo adicional.
O chamado 'Enem dos Concursos' oferta 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
As provas, que iam acontecer no dia 5 de maio, foram adiadas por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os 18.757 malotes foram recolhidos em todo o Brasil e enviados a um local seguro.
A partir do dia 20 de agosto, os candidatos terão acesso a divulgação preliminar dos gabaritos. Em 8 de outubro, a divulgação das notas finais, e nos dois dias subsequentes o envio dos títulos. A lista dos aprovados será liberada em 21 de novembro, e a convocação para posse em janeiro de 2025.