As provas do Exame Nacional do Ensino Médio começam a ser aplicadas neste domingo (13) para quase 3,4 milhões de estudantes inscritos. O número de participantes é o 2° menor desde 2005, embora 10% superior ao ano anterior.
Neste primeiro dia, os alunos devem escrever a redação e responder 90 questões de Linguagens - português, inglês ou espanhol - e Ciências Humanas - geografia, história, sociologia, filosofia e artes. A prova começa às 13h30 e segue até 19h, no horário de Brasília.
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h, sempre seguindo o horário em Brasília.
É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Pela primeira vez, documentos digitais (CNH digital / RG digital) serão aceitos.
Os estudantes podem levar água e comida em recipientes de plástico transparente. Apenas caneta preta com tubo transparente é permitida.
Para evitar vazamentos da prova e reforçar a logística e segurança do Enem, são 70 mil profissionais trabalhando para o bom andamento da prova.
O Enem é a porta de entrada para as universidades federais e a nota pode ser usada para a conquista de bolsas de estudo no PROUNI e no FIES. Universidades estaduais e instituições estrangeiras em Portugal também utilizam o exame como forma de ingresso.
O gabarito oficial das provas será divulgado até três dias após o fim do exame, no dia 20 de novembro. A divulgação das notas será informada posteriormente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).