O Governo de São Paulo anunciou, na última quinta-feira (2), um decreto que garante o passe livre no sistema de transporte público metropolitano nos dias 5 e 12 de novembro, quando será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As catracas serão liberadas para todos os usuários dos serviços de ônibus da EMTU, metrô e trens da CPTM, além das linhas operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade.
A Prefeitura de São Paulo já havia anunciado a gratuidade nos ônibus municipais da SPTrans nas mesmas datas. O objetivo da medida é facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova. Os passageiros não deverão passar pela catraca, fazendo o embarque e o desembarque pela mesma porta.
A gestão municipal também anunciou que a SPTrans irá monitorar a operação dos ônibus e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes. O governo estadual, por sua vez, disse que vai avaliar a necessidade de reforço perto dos horários de início e encerramento do exame.
Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a prova. O Estado de São Paulo tem mais de 590 mil candidatos, distribuídos em 210 municípios.