Empresários vão à Justiça contra Enel e Procon orienta sobre falta de energia

Bares e restaurantes relatam prejuízos pela falta de luz e clientes da concessionária pedem indenização por perdas

Da Redação

Bares relatam prejuízos pela falta de luz e clientes da concessionária pedem indenização
Paulo Pinto/Agência Brasil

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo disse neste domingo (13) que vai entrar na Justiça contra a concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital. A entidade, que representa mais de quinhentos mil estabelecimentos, diz que metade deles foi afetado pelo apagão que começou após um temporal na última sexta-feira (11). 

A Federação afirma que o prejuízo é milionário aos comerciantes do setor e vai pedir uma indenização. Hotéis, bares e restaurantes costumam ter o triplo de movimentação aos finais de semana na comparação com os dias úteis. 

Além de não conseguirem funcionar por causa da falta de energia elétrica, os proprietários também reclamam que os alimentos na geladeira estragaram. 

Até o meio da manhã deste domingo, dois dias depois da forte chuva que atingiu São Paulo, mais de 850 mil imóveis continuavam sem luz na capital paulista e na região metropolitana. Falta água em alguns locais e os semáforos não funcionam. 

O Procon de São Paulo também divulgou uma cartilha para que os clientes da Enel consigam restituição dos prejuízos provocados pela falta de energia. A orientação é registrar os prejuízos, guardar notas fiscais e acionar a companhia. 

Este é o terceiro blecaute que dura mais de 24 horas na cidade de São Paulo em um ano e meio. Desde março do ano passado, consumidores relatam problemas acentuados com a Enel.  

LUZ RETORNA EM HOSPITAIS 

O governo de São Paulo informou na tarde deste domingo (13) que a energia elétrica foi restabelecida em todos os hospitais do estado. 

No sábado (12), a Defesa Civil entregou óleo diesel para ser usado nos geradores da rede estadual de saúde. Entre os hospitais afetados pela falta de luz desde o temporal da última sexta-feira (11) na capital paulista e região metropolitana estavam a Maternidade Interlagos e o Dante Pazzanese de Cardiologia. 

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.