O presidente francês Emmanuel Macron nomeou nesta sexta-feira (13) o novo primeiro-ministro nacional, o centrista François Bayrou, de 73 anos. Ele terá a missão de conseguir unir o Parlamento e se manter no cargo em meio às turbulências políticas vividas no país. Bayrou era prefeito da cidade de Pau, um pequeno município nos Pirineus franceses.
Presidente e primeiro-ministro na França governam em conjunto, mas são eleitos em votações separadas. O presidente é eleito de forma direta, enquanto o primeiro-ministro é definido a partir das indicações do partido e do Parlamento.
Aos 73 anos, François Bayrou se torna um dos premiês mais velhos na história moderna da França.
A prioridade do novo escolhido para comandar ao lado de Macron, assim que assumir seu cargo, será conseguir aprovar no Parlamento o Orçamento de 2024.
O novo premiê deve apresentar nos próximos dias uma lista dos ministros que o auxiliarão, e a proximidade dele com o presidente Macron pode dificultar o novo governo.
As crises de popularidade e econômica também podem dificultar esse processo. A dívida francesa está quase igual à da Grécia, uma das economias mais frágeis do continente.