A Embraer anunciou nesta quinta-feira (20) a construção da primeira fábrica para a produção de veículos elétricos voadores, os chamados eVTOLs. A planta, em parceria com a startup americana Eve Air Mobility, ficará em Taubaté, no interior de São Paulo, em um terreno já utilizado pela fabricante de aeronaves brasileira.
A expectativa é que a primeira unidade do veículo seja entregue daqui três anos, em 2026. Os testes com protótipos já estão em andamento, mas ainda há questões de regulação que precisam ser resolvidas.
Segundo o comunicado conjunto das empresas, a escolha do local da fábrica levou em conta os planos estratégicos das companhias. "O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa".
A plantão fica às margens da Via Dutra, principal ligação entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A cidade do interior paulista também concentra universidades para a formação de mão de obra especializada.
Em junho, a Eve divulgou uma parceria com a United Airlines para operar o transporte urbano com carros voadores em São Francisco, nos Estados Unidos.
Outras companhias aéreas já demonstraram interesse nos eVOTLs e mais de duas mil unidades já foram comercializadas pelas fabricantes.
O anuncia da fábrica acontece no mesmo dia em que é comemorado o 150º aniversário de nascimento de Santos Dumont, o brasileiro considerado o “pai da aviação”.