Embarcação grega foi responsável por vazamento de óleo no litoral brasileiro

Polícia Federal indiciou os responsáveis pelo navio petroleiro por crime de poluição

BandNewsFM

Derramamento de óleo afetou 11 estados brasileiros
Foto: Adema/Governo de Sergipe

O inquérito da Polícia Federal conclui que um navio petroleiro de bandeira grega foi o responsável pelo lançamento do óleo que atingiu o litoral brasileiro, entre agosto de 2019 e março do ano passado.

 A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (02).

De acordo com a PF, a empresa responsável pelo navio e seus responsáveis legais, além do comandante e do chefe de máquinas da embarcação, foram indiciados pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e danos às unidades de conservação.

As investigações apontaram ainda que os custos que União, estados e municípios tiveram para a limpeza de praias e oceano foram estimados em mais de 188 milhões de reais. Este foi, portanto, o valor inicial e mínimo para o dano ambiental.

A perícia da PF ainda não estabeleceu o valor total dos danos causados, mas disse que os laudos devem ficar prontos em breve.

O inquérito policial segue agora para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte e Ministério Público Federal do mesmo estado, para análise e adoção das medidas cabíveis.

As manchas de óleo atingiram mais de 1.000 localidades em 11 estados do litoral brasileiro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.