Três homens britânicos foram detidos neste sábado (23) com mais de uma tonelada de cocaína escondida em um iate que tentava chegar à Europa. A embarcação estava no Oceano Atlântico e foi localizada por equipes das Forças Armadas das Antilhas, uma região da França.
O capitão do barco foi identificado como um escocês de 29 anos. A droga estava dividida em 44 fardos armazenados em uma cabine da embarcação.
Autoridades francesas, além de agentes da Espanha, Portugal e Reino Unido iniciaram no último dia 18 de dezembro uma operação conjunta contra o tráfico de drogas.
Após a intercepção, autoridades espanholas de Marbella e Valência prenderam cinco suspeitos de envolvimento com o carregamento irregular. Todos eles permanecem sob custódia enquanto as averiguações continuam. A relação entre os casos ainda não foi revelada pelos investigadores.
Esta é a segunda grande apreensão de droga efetuada pela Marinha Francesa. No fim de novembro, 3,5 toneladas de cocaína foram confiscadas a bordo de um navio pesqueiro venezuelano ao sul de Barbados. A droga tinha como destino o continente europeu.
"Com essa operação, as Forças Armadas das Antilhas já retiraram mais de 11 toneladas de entorpecentes das redes de distribuição em 2023 e estamos determinados a fazer tudo o que pudermos desmantelar grupos de tráfico de drogas e evitar que alimentem a violência" afirmou o órgão de segurança em comunicado