Embaixador de Israel no Brasil culpa Hamas por atraso no resgate de brasileiros

Cidadãos ficaram de fora da nova lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza

BandNews FM

Embaixador de Israel no Brasil culpa Hamas por atraso no resgate de brasileiros
Embaixador de Israel em vídeo publicado hoje (8).
Divulgação

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse nesta quarta-feira (8) que o governo israelense está fazendo “tudo que está ao seu alcance” para articular a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza. Ao todo, 34 pessoas aguardam a autorização para cruzar a fronteira com o Egito. O diplomata atribuiu ao Hamas a culpa pela demora na repatriação desses cidadãos.  

“O Hamas está fazendo uso cínico da população civil estrangeira no meio da guerra e impediu estrangeiros de saírem no domingo, na segunda-feira e na quarta-feira desta semana”, acusou Zonshine.

Nenhum brasileiro foi contemplado pela quarta lista de repatriação, que foi divulgada hoje (8). Nesta nova leva, 601 pessoas de diferentes nacionalidades deixarão o território de Gaza. Ao todo, 3.432 já receberam a permissão para sair do local.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que não existe uma data confirmada para a liberação da passagem do grupo, composto por 24 brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM) e três palestinos.

O embaixador ressaltou que o Estado de Israel está empregando esforços para evacuar todos os estrangeiros de vinte países diferentes e para aumentar a cota de forma a compensar o atraso supostamente causado pelo grupo terrorista.