Em corrida espacial, Rússia e Índia disputam pouso inédito no polo sul da Lua

Países enviam sondas à região ainda não explorada do satélite natural para descobrir se há gelo no local

Da Redação com Felipe Kieling

A Rússia anunciou o lançamento de uma sonda com o destino à Lua, na primeira ação astronáutica desde o fim da corrida espacial entre os Estados Unidos, há quase 50 anos. 

Segundo informações do correspondente Felipe Kieling, a sonda de 800 kg foi lançada nesta sexta-feira (11) e deverá pousar entre os dias 21 e 23 de agosto no polo sul da Lua - região ainda não desbravada. Além da Rússia, a Índia também possui planos para pousar no polo sul da lua.

Ao todo, apenas três países já conseguiram pousar com sucesso no satélite natural da Terra: a União Soviética, os Estados Unidos e a China

Desde que os Estados Unidos venceram a corrida espacial contra a União Soviética, não se sabia muito sobre a exploração espacial da Rússia. 

Porém, ainda que a guerra com a Ucrânia e os embargos econômicos impostos ao Kremlim tenha prejudicado a tecnologia, a Rússia mostra que não deve ser subestimada no cenário da exploração espacial. 

Moscow tem tido fracassos nos últimos anos, mas busca com essa missão recuperar seu espaço no mercado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.