O Fluminense vai entrar em campo nesta segunda-feira (18) para buscar uma vaga na final do Mundial de Clubes da FIFA, enfrentando o Al Ahly, do Egito, a partir das 15h. Aconteça o que acontecer, o Tricolor já sabe que disputará novamente a competição. Porém não será no atual formato, e sim a primeira edição do novo Mundial, anunciada pela FIFA no domingo (17) para 2025 nos Estados Unidos.
Fluminense, Flamengo e Palmeiras, campeões das três últimas Copas Libertadores, garantiram três das seis vagas destinadas à Conmebol. As demais devem ser preenchidas com o campeão do torneio continental de 2024 e outras duas escolhas pelo ranking da confederação sul-americana.
A América do Sul é o segundo continente com mais vagas distribuídas para o novo Mundial de Clubes - 6, perdendo para a Europa, com 12. As confederações de Ásia, África e América do Norte/Central terão direito a 4 vagas cada uma, enquanto a Oceania, que terá apenas uma, já definiu o Auckland City, da Nova Zelândia, como representante. A lista sempre será completada por uma equipe do país sede.
Ainda neste domingo, a FIFA confirmou um torneio que vai substituir o atual Mundial de Clubes: a nova Copa Intercontinental. O campeão europeu já está garantido na final e os outros cinco vencedores continentais disputarão playoffs, com mandos de campo que serão alternados ano a ano.