O bilionário sul-africano Elon Musk estima que a rede social Twitter vale cerca de US$ 20 bilhões. O valor é menos da metade da quantia paga pelo controle da empresa, cerca de US$ 44 bilhões. O empresário, que também é dono da Space X e da Tesla, assumiu a plataforma em outubro de 2022 e vem promovendo uma gestão polêmica do negócio.
O valor da companhia foi revelado em informe interno para funcionários e foi noticiado por diferentes veículos da imprensa americana neste domingo (26). O Twitter ainda não responde aos pedidos de informação da mídia estrangeira.
Na circular aos funcionários, Elon Musk diz que a plataforma esteve perto de fechar e que queimava caixa rapidamente. O documento faz parte da negociação do pagamento de lucros e resultados aos empregados.
O Twitter tem passado por problemas de conexão nas últimas semanas e viu o valor pago por propagandas na plataforma caírem desde que Musk assumiu o comando.
De outubro pra cá, cerca de cinco mil funcionários foram desligados da empresa e há relatos de falta de engenheiros e técnicos para manter a rede social no ar e problemas constantes. Para completar, mudanças no comando da empresa parecem ter desagradado os anunciantes.
Musk tenta fazer mais dinheiro com a rede social vendendo o selo de autenticado, que comprovaria a identidade de um usuário e é muito usado por empresas e produtores de conteúdo online. Agora, o empresário quer cobrar para o usuário não ter limite de postagens diárias e manter a verificação de segurança para acessar a conta.
Também há informações sobre o atraso no pagamento de aluguéis usados pela rede social como sede em São Francisco, nos Estados Unidos, e Londres, no Reino Unido.
Ao mesmo tempo que tenta fazer dinheiro com a plataforma, Musk ainda precisa se defender das acusações de ter tornado a rede social uma terra sem lei para a desinformação e teorias conspiratórias. Perfis antes suspensos por divulgador notícias falsas ou ataques contra instituições acabaram liberados para voltarem a ter uma conta.
O valor anunciado do Twitter o coloca ao lado de redes como Snapchat e Pinterest no mercado, embora ainda seja mais usado e reverberado do que ambos.