O bilionário Elon Musk disse nesta terça-feira (17) que suspeita que pelo menos 20% dos usuários do Twitter sejam contas falsas, de spam e controladas por “bots”. Por isso, ele ressaltou que sua oferta de US$ 44 bilhões para a compra da rede social ficará suspensa.
Segundo o dono da Tesla, as negociações só serão retomadas se o Twitter provar que as contas falsas e os robôs representam menos de 5% do total de usuários.
“Minha oferta foi baseada na precisão dos registros do Twitter na SEC. Ontem, o CEO do Twitter se recusou publicamente a mostrar prova de <5% (contas de spam). Este acordo não pode avançar até que ele o faça”, disse Musk em uma publicação no próprio Twitter.
Elon Musk ainda sugeriu que poderia buscar um preço mais baixo pela empresa. “Você não pode pagar o mesmo preço por algo que é muito pior do que eles alegaram”, disse o bilionário.O CEO da rede social, Parag Agrawal, informou que as estimativas internas de contas de spam na plataforma nos últimos quatro trimestres foram “bem abaixo de 5%”.
Pesquisadores independentes estimaram que de 9% a 15% dos perfis do Twitter são bots. Essas contas falsas ou de spam são projetadas para manipular ou aumentar artificialmente a atividade em plataformas de redes sociais.
Atualmente, o Twitter não exige a comprovação da identidade dos usuários na hora da criação das contas na rede social.