Mais de 156 milhões de eleitores poderão escolher quem vai comandar o Brasil pelos próximos quatro anos e o governo de 12 estados neste domingo (30). Assim como aconteceu no primeiro turno, as seções eleitorais estarão abertas entre às 8h e às 17h, no horário de Brasília. Para votar, é preciso levar um documento original com foto, o que inclui o E-Título, mas o aplicativo não é obrigatório.
Todo brasileiro alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos, é obrigado a votar no Brasil. Entre 16 e 18 anos, a partir dos 70 anos e para os analfabetos, o voto é facultativo. Os eleitores que não votaram e não justificaram no primeiro turno podem votar nesta segunda etapa da eleição.
Concorrem ao Palácio do Planalto o ex-presidente Lula (PT), que tenta o terceiro mandato como chefe do Executivo Federal, e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Ambos realizaram atos no Sudeste neste sábado (29), último dia de campanha. No primeiro turno, Lula teve 48,4% dos votos válidos (57,2 milhões) e Bolsonaro teve 43,2% (51 milhões).
Em 12 estados, os eleitores terão que votar primeiro para o cargo de governador e, depois, para presidente. A eleição não terminou em primeiro turno nos estados abaixo:
Alagoas: Paulo Dantas (MDB/candidato à reeleição) x Rodrigo Cunha (União Brasil)
Amazonas: Wilson Lima (União Brasil/candidato à reeleição) x Eduardo Braga (MDB)
Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União Brasil)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB/ candidato à reeleição) x Carlos Manato (PL)
Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
Paraíba: João Azevêdo (PSB/candidato à reeleição) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
Pernambuco: Raquel Lyra (PSDB) x Marília Arraes (Solidariedade)
Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB/candidato à reeleição) x Onyx Lorenzoni (PL)
Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil) x Marcos Rogério (PL)
Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)
Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio Mitidieri (PSD)
O Tribunal Superior Eleitoral começará a divulgar as primeiras parciais da apuração dos votos a partir das 17h (horário de Brasília). Inicialmente, são apurados os votos do Sul e Sudeste. Segundo o TSE, a logístico para o envio digital do boletim das urnas para o centro de apuração, em Brasília, faz com que o resultado das demais regiões sejam contabilizados em um tempo maior. A expectativa é de que todos os vencedores, incluindo para Presidência da República, sejam conhecidos até às 21h.
A BandNews FM terá uma cobertura especial do segundo turno das Eleições 2022 durante todo o dia, com a movimentação da reportagem em todo o Brasil e o acompanhamento do voto dos candidatos e candidatas. A partir das 17h, o foco será na contabilização dos votos. Os apresentadores Luiz Megale, Carla Bigatto e Sheila Magalhães vão comandar a transmissão e terão no estúdio a participação e análise do âncora do BandNews no Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue; as colunistas da rádio Dora Kramer e Mônica Bergamo; o colunista Fernado Schuller; e o cientista político Antonio Lavareda.
A partir das 21h, a análise do resultado das Eleições 2022 terá o comando de Reinaldo Azevedo, com uma edição especial do programa O É da Coisa.
Você pode acompanhar a programação especial da BandNews FM pelo rádio, pelo aplicativo BandPlay, nas redes sociais da rádio e também no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cg6ZbFLnzt0. A transmissão da BandNews FM também será exibida, entre 7h e 17h, pelo Youtube Band Jornalismo.