O segundo turno das eleições ocorre neste domingo (30) sem maiores problemas nas seções eleitorais. Os locais de votação seguem abertos até 17h, no horário de Brasília. Além do cargo de presidente, 12 estados elegem seus governadores.
Desde a abertura dos portões, às 8h, a população não encontra problemas com as filas, que foram longas e demoradas no primeiro turno. No dia 02 de outubro, zonas eleitorais ficaram abertas após o encerramento oficial porque os problemas com o reconhecimento da biometria atrasaram a votação. Em cidades do Rio de Janeiro, por exemplo, a votação foi encerrada oficialmente apenas às 23h.
Além das dificuldades técnicas, outro ponto colaborou para o atraso: a quantidade de candidatos a serem escolhidos. A população teve que decidir por representantes ao cargo de presidente, senador, governador, deputado estadual e federal.
No segundo turno é esperada mais rapidez no processo, já que será necessário votar apenas para presidente e governador; 14 estados e o Distrito Federal escolhem apenas o candidato ao Governo Federal.
Os ouvintes da BandNews FM relatam que, até o momento, as filas fluem com facilidade e não há demora no processo.
Os candidatos à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), registraram os votos ainda na manhã deste domingo (30). O atual presidente votou no Rio de Janeiro, mas vai acompanhar a apuração em Brasília. O petista votou em São Bernardo do Campo e irá para São Paulo esperar o resultado da votação.
Em todas as capitais e no Distrito Federal, o domingo (30) tem passe livre no transporte público. A ação foi autorizada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso e aprovada por maioria no Supremo.