El Niño deve impactar a temperatura global e trazer chuvas para a América do Sul

Organização Meteorológica Mundial fez alerta sobre impactos do fenômeno nos próximos meses

BandNews FM

El Niño deve impactar a temperatura global e trazer chuvas para a América do Sul
O alerta foi feito pelo secretário geral da Organização Meteorológica Mundial.
Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil

O fenômeno climático “El Niño”, tem 80% de chances de ocorrer até setembro deste ano e impactar a temperatura global.

O alerta foi feito pelo secretário geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas. Ele afirmou que o desenvolvimento do fenômeno levará a um novo pico no aquecimento global e aumentará a chance de quebrar recordes de temperatura.

El Niño tem 60% de chances de chegar até o final de julho e 80% de probabilidade de se formar por completo até o mês de setembro. Os efeitos, geralmente, são sentidos no ano subsequente. 

O fenômeno climático terá impacto em todo o mundo e está fortemente associado ao aumento de chuvas em partes da América do Sul. Formado pela última vez em 2016, o El Niño provocou chuvas torrenciais no Peru, que causaram inundações e deslizamentos de terra em 2017.

Petteri Taalas ainda disse, em comunicado à ONU, que os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados no mundo. Os últimos três anos foram acometidos pelo fenômeno La Niña, que atuou como uma ação temporária de efeito inverso e causou o esfriamento da temperatura.

A principal causa do fenômeno climático é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, principalmente ao longo da costa oeste da América do Sul. No Brasil, o El Niño provoca secas severas nas regiões norte e nordeste e fortes chuvas no sul do país.