Educação prepara pesquisa sobre Novo Ensino Médio antes de possíveis mudanças

Ministro Camilo Santana não se comprometeu com um prazo, mas disse ter pressa para encontrar solução para as reclamações de estudantes e professores

BandNews FM

Educação prepara pesquisa sobre Novo Ensino Médio antes de possíveis mudanças
Educação prepara pesquisa sobre Novo Ensino Médio antes de possíveis mudanças
Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia que já está em curso a contratação de uma pesquisa nacional para avaliar as mudanças no “Novo Ensino Médio”. Segundo ele, o processo de contratação por licitação vai selecionar um instituto nacional para ouvir professores, alunos, pais e responsáveis em busca de alternativas para o ensino médio.

O ministro, no entanto, não se comprometeu com um prazo para o início da pesquisa, mas disse trabalhar para que a avaliação seja feita o mais rápido possível.

Em entrevista à BandNews FM, Santana disse ser contra a revogação imediata da medida aprovada no governo de Michel Temer e reforçou que o Congresso Nacional também precisa ser inserido na discussão de mudanças.

O ministro disse ter existido uma “omissão” da gestão passada na implantação do “Novo Ensino Médio” e que é preciso um trabalho de reconstrução da estrutura do Ministério da Educação.

Santana afirmou já ter recomposto o Fórum Nacional de Educação para discussões sobre o ensino no Brasil e já ter se reunido com associações de professores para entender as demandas dos profissionais.

Sobre possíveis mudanças no Enem, o ex-governador do Ceará garantiu que nada muda para a prova de 2023 e espera possíveis alterações no currículo do Ensino Médio para buscar alternativas para o exame do próximo ano.

O ministro também anunciou que o presidente Lula vai assinar uma Medida Provisória para a retomada de obras públicas paralisadas. A MP vai priorizar o reinício das obras de creches serão priorizadas e a meta é abrir mais um milhão de vagas para os bebês.

Também será lançado um programa para o financiamento da reforma de escolas e para adaptações necessárias para a transformação das unidades em colégios de período integral.